Apresentação

26 de outubro de 2015

O Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica da UFC foi criado em 2 de setembro de 2005, tendo sua primeira turma ingressado em março de 2006 e formada em dezembro de 2010. O curso de Engenharia Metalúrgica está ligado ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, que também oferece cursos de mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais.

O curso mantém convênios com importantes indústrias siderúrgicas, como CSN e Gerdau, e intercâmbio com universidades conceituadas, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e Université Livre de Bruxelles, onde seus alunos podem realizar estágios e cursos.

O Engenheiro Metalurgista é responsável pelo beneficiamento de minérios, por sua transformação em metais e ligas metálicas e suas aplicações na indústria. Ele atua em todo o processo, desde extração, refino e conformação até a obtenção de ligas metálicas para os mais diversos usos industriais, desde a confecção de chapas e vigas para a construção civil até a produção de latas de refrigerante, implantes ortopédicos e trens de pouso de aviões. Com profundo conhecimento dos metais e de suas propriedades, ele também combina metais com outros materiais, como vidro, plástico ou cerâmica, criando compostos com novas propriedades.

Presente em diversos segmentos industriais, esse profissional é indispensável nas indústrias de base e no setor metalúrgico. Apenas 11 instituições de ensino superior (IES) oferecem o curso de Engenharia Metalúrgica no Brasil. O curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará é o único fora das regiões Sul (2 IES) e Sudeste (10 IES).