Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais inaugura novas instalações

Foi inaugurado, às 17h dessa sexta-feira (16), o bloco didático do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, que, além das salas de aula, gabinetes para professores e para alunos de pós-graduação, conta com o Laboratório de Corrosão, que será referência para a região Nordeste. O laboratório, orçado em R$ 2,7 milhões, foi totalmente financiado pela Petrobras. O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, admitindo que jamais imaginaria estar participando daquele evento na condição de Reitor, ressaltou que a ocasião era a culminância de um processo que começou há 20 anos e que deve ao Prof. Lindberg Gonçalves a sua realização. Dizendo que o evento tinha um “significado especial”, por “representar talvez a realização da minha última utopia enquanto professor desta Universidade”, o Prof. Lindberg Gonçalves fez uma retrospectiva de seus 40 anos na Instituição.

Descerramento da placa comemorativa alusiva à inauguração do prédio do DEMMO engenheiro Carlos Cunha, gerente de Tecnologia de Materiais, Equipamentos e Corrosão do Centro de Pesquisa da Petrobras, lembrou que a ligação da empresa com o Estado é de longo tempo, e a parceria com a UFC se dá por reconhecer na Instituição a competência e a vocação para o trabalho. Foi anunciado, na ocasião, o apoio que a Petrobras dará à construção do Laboratório de Soldagem, orçado em R$ 8 milhões, conforme informou o Consultor Sênior da estatal, Engenheiro Gutemberg Pimenta. Por sua vez, o Reitor Jesualdo Farias assegurou que todo investimento que a Petrobras fez e fará na Universidade, terá retorno muito além do esperado.

Inauguração do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de MateriaisDe 2006 a 2011 a Petrobras, investiu R$ 38,5 milhões na implantação de infraestrutura laboratorial e projetos de pesquisa e desenvolvimento no Ceará, dos quais R$ 36 milhões foram destinados à UFC. O Secretário de Ciência e Tecnologia, Prof. Renê Barreira, na solenidade representando o Governador Cid Gomes, além de ressaltar os investimentos da Petrobras no Estado, enfatizou o quanto se sente gratificado em participar, como ex-Reitor da Universidade, “de evento de tão grande significado”.

A Universidade trabalha tendo em vista o interesse da sociedade, afirmou o Prof. Barros Neto, Diretor do Centro de Tecnologia, citando diretamente o Laboratório inaugurado, que atenderá demanda nas mais diversas áreas, como refinaria, siderurgia, construção civil etc. O Laboratório de Corrosão inaugurado hoje faz parte da Rede Temática de Tecnologia de Materiais e Controle de Corrosão da Petrobras e é o primeiro da região Nordeste desse porte.

HISTÓRIA – Dizendo ter o privilégio de participar “da maior mudança por que passou a Universidade Federal do Ceará”, o Prof. Lindberg Gonçalves relembrou a implantação do primeiro doutorado do Departamento de Física, em 1986, sua primeira utopia realizada. A segunda utopia, “de tão grandiosa, levou 20 anos para se tornar realidade”, qual seja, desenvolver a importante área de Engenharia e Ciência de Materiais, associando, neste processo, ciência básica com tecnologia e, ao mesmo tempo, mantendo uma forte inserção no setor industrial.

O Prof. Lindberg, dirigindo-se, em especial, aos estudantes e aos novos professores, finalizou seu discurso citando trecho de Miguel de Cervantes: “sonhem sonhos impossíveis, lutem lutas invencíveis”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – (fones: 85 3366 7331 / 3366 7332)

Link original: portal da UFC

Fotos: Francisco Menezes